quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Androginia

Já de há umas estações para cá que a androginia está mais que presente nas passerelles das Fashion Week's mundo fora. De Nova Iorque a Tóquio e passando por Paris, Milão e Londres, há sempre uns modelitos com aspecto nem de carne nem de peixe. Confesso que até nem me choca nada o facto de manequins desfilarem tanto com colecções femininas, como masculinas. Afinal é o trabalho deles, e se formos a pensar que há homens que vestem roupa de mulher 'just for fun'...o que seria se fossem pagos!!! E tudo bem. Já o contrário me parece mais difícil... ou há por aí, efectivamente, manequins femininas de bigode (sem ser os do post anterior) que andam a passar colecções de homem?
É claro que há fortes presenças de elementos tradicionalmente masculinos nas colecções de mulher, traduzidos, por exemplo, nos oxford shoes e nos smokings.


Na verdade, o que me levou a escrever sobre isto foi esta notícia. Sobre O meninO Andrej Pejic.

Andrej Pejic

A androgenia refere-se à mistura de características femininas num único ser, ou a algo que não é nem masculino nem feminino.
Não me parece que este pequeno possa ser apelidado de tal, senão vejamos: as únicas características pseudo-masculinas visíveis que consigo encontrar neste jovem são talvez os traços fortes ao nível da zona da mandíbula e umas sobrancelhas cuidadas mas pouco aparadas. Mas se formos por aí, temos sempre o exemplo da Frida Kahlo que me deita esta teoria completamente por terra. E isto nesta foto, porque já lhe vi aspectos bem menos masculinos (se é que é possível!), como nesta notícia, sobre o mesmo assunto.

Sem comentários: